Caros irmãos e irmãs paroquianos da Igreja Matriz de São Domingo de Gusmão.
Há uns 22 anos atrás, Agar de Freitas Pinheiro, Presidente do Apostolado da Oração, me chamou e disse: ” Selma, porque não fazemos oferta de flores para Nossa Senhora no mês de maio?! Ela ficaria tão feliz!!!!!!
Aí estava o gatilho, o canal que o Espírito Santo usou para chegar á Pastoral da Liturgia, na época coordenada por mim. Levamos o assunto para a reunião semanal da Pastoral, sempre contando com a presença de uma Orientadora Espiritual, como a Irmã Dominicana, Maria Helena, e outras Irmãs do Lar Santa Terezinha.
Quando Irmã Cleonice Cardoso, chegou em Araxá, soube do nosso movimento, e percebeu a nossa intenção, nos incentivou a criarmos Grupos de Terços. E são esses Grupos de Terços, que hoje se tornaram, Grupos de Reflexão Bíblica, através do Caderno Popular que a Arquidiocese criou; Grupos de Novena de Natal, Cenáculos, etc, que sustentam até hoje, a oferta do mês de maio.
Mas, não paramos por aí. Começamos a envolver a Catequese, Ministérios, Movimentos, Associações, Escolas, e todas as Pastorais da nossa Comunidade de fé de São Domingos.
O importante, é que, não são só Grupos de nossa Paróquia que participam. Outros Grupos de Terço de outras Comunidades, também aderiram ao movimento.
Através dos nomes de coordenadoras desses Grupos, começamos a montar um Mural com seus respectivos nomes e o Todo Grupo, para fazerem a sua oferta. Nosso Pároco na época, era o padre José Perfeito, que acolheu prontamente a ideia. Não só aprovou como ficou muito feliz e entusiasmado.
Começamos a fazer só oferta de flores, mas depois de uns 2 anos, já começamos a pensar nas necessidades de nossos irmãos e irmãs excluídos, que muito vezes não tinham o pão de cada dia em suas casas, e começamos a fazer gestos de solidariedade, ofertando uma flor para Nossa Senhora, como num gesto de carinho e gratidão, e alimentos não perecíveis, agasalhos, roupas, cobertores, etc, para eles e elas.
Essas ofertas são recolhidas pela Igreja e depois distribuídas para as Entidades Filantrópicas.
Hoje, a realidade brasileira é outra, a nossa realidade araxaense também. Diminuíram muito os Grupos, esse ano não teremos os Grupos de Catequizados com as famílias, porque estamos fazendo encontros só com os pais nesse primeiro semestre. Perdemos ainda, algumas Escolas que agora pertencem a outras Paróquias.
Gostaria de fazer um convite a todos e todas. Se você pertencia a um desses Grupos, a Coordenadora mudou-se, ou ele está sem orientador, orientadora, ou faleceu, convoque o grupo novamente.
Dê o seu nome na secretaria da Igreja de São Domingos, ou forme um novo Grupo. Haja como Igreja em saída, que tanto pede o nosso papa Francisco.
Sabem como o meu Grupo atual que já tem uns 24 anos começou? Com um convite da Terezinha Dumont, minha vizinha e irmã de fé, que me chamou para rezar um Terço com as viúvas do quarteirão onde morávamos. As outras foram chegando, fizemos uma Novena de Natal com os vizinhos, que gostaram muito, e depois virou Grupo de Terço. Nessa época rezávamos só o Terço.
Vimos que podíamos mais. Transformamos o Grupo de Terço em Grupo de Reflexão Bíblica, demos nome a ele, porque foi através de um convite feito a uma pessoa que tinha 20 anos que não conversava com a vizinha, que tudo aconteceu. Encontraram-se na minha casa, uma tomou a iniciativa e pôs a mão no ombro da outra, depois veio o abraço, e o nome do Grupo fluiu naquele instante: Grupo de Reflexão Nossa Senhora Rainha da Paz.
As pessoas que não pertencem a nenhum desses Grupos, seja por qualquer motivo, o que merece o nosso respeito, façam também um gesto de carinho e solidariedade. Participem. Não importa se seu nome não esteja no Mural. O importante é o que sai do seu coração.
Nossa vida de caminhada de fé, não acontece de repente. Começa sempre com um convite: ” Vem e segue-me”.
Pela Coordenação dos Grupos de Terços e outros Títulos, em nome da nossa Paróquia de São Domingos de Gusmão,
Selma Maria Rios Feres, em 01/05/2018.