Jesus continua suas andanças. Não apenas no meio do seu povo, os judeus. Ultrapassa as fronteiras de Israel. Quem está além da linha demarcatória de seu país também é filho de Deus. Alvo do amor do Pai.
A cura do surdo-mudo tem, além da narrativa do fato, as lições para a nossa vida espiritual. Tendo um pouco de intimidade com a Palavra de Deus, somos chamados a rezar para que o Senhor nos cure a surdez. E que também nos assista na proclamação de sua Palavra.
A Palavra de Deus é divulgada nos púlpitos pelos cristãos que assumiram tal ministério. Algo de grande valor. Anuncia-se a beleza do Reino também e acima de tudo, com a vida. Os atos de cada cristão e cristã são falantes por si. Seja em casa, junto com os familiares, nos ambientes de trabalho e em várias circunstâncias no dia a dia.
Acreditamos nas palavras do celebrante do Batismo a pedir que nossos ouvidos fossem abertos para escutar a Palavra de Deus.
Estando atentos, Deus está sempre a nos falar. Mas, sem dúvida, uma fala altamente significativa está nos Evangelhos.
Quando, porém, nos encantamos pelo Reino de Deus, além de orar, somos chamados a procurar ouvir as homilias do presidente da celebração, na Santa Missa. Os canais de televisão Católicos estão também à nossa disposição. Quantas chamadas para a escuta. A variedade da comunicação é grande e, muitas vezes, agradáveis. Tópicos do Catecismo da Igreja Católica são esclarecidos. Outro caminho: ler bons livros.
Resta a cada cristão pedir a Deus que cure a cada um da cegueira, surdez e mutismo deliberados.