A característica central da Liturgia da Palavra desse domingo está expressa na segunda leitura. Trecho da carta de Paulo aos filipenses.Onde assim se expressa o escritor sagrado: “alegrai-vos, o Senhor está próximo”. É a mensagem de esperança que ecoa neste nosso terceiro domingo do Advento. Alegria ligada à certeza de que Deus nos liberta do mal, perdoando nossos pecados. Alegramo-nos porque aquele esperado por nós já está conosco.
Somos chamados, mesmo nas contrariedades da vida, a não voltar atrás deixando nos levar pelo desânimo.
João Batista está proclamando em alto e bom som que não há alegria profunda sem o retorno a Deus, de todo o coração. É o recado do Evangelho dessa celebração. O Batista prega um batismo de conversão para o perdão dos pecados e anunciando a salvação de Deus.
cobradores de impostos, os soldados). Cada grupo pergunta o que é necessário fazer. João Batista não lhes apresenta receitas alguma.Apenas indica o caminho de uma vivência autenticamente humana, baseada em valores éticos, como a solidariedade, a justiça, a partilha, a comunhão de bens, o não abuso do poder. Cada categorias de pessoas recebe a orientação específica.
Quando é interrogado se é o Messias ou não, com prontidão,coloca-se no próprio lugar, na história da salvação. Ele afirma não ser o Messias. E mais, apresenta as características daquele que já está presente na história humana. Mesmo ainda não se tendo externado para ser reconhecido como tal. Para João Batista a vinda do Messias é uma intervenção divina.
Uma segunda característica apresentada pelo Batista é que o Messias batizará no Espírito Santo e no fogo. Como entender essa afirmação?
– Algo ligado ao juízo final: salvação ou condenação. A salvação é a presença do Espírito Santo no coração para renová-lo interiormente. O fogo que devasta seria o juízo condenatório.
– O Batismo cristão fazendo alusão às imagens apresentadas em Pentecostes. É, portanto, uma advertência ao cristão para que produza frutos, sublinhando a seriedade da conversão e a novidade do batismo cristão.