April 24, 2024 Araxá-Minas Gerais

Pastoral da Liturgia

Criada há uns 28 anos, como muita alegria, cuidado, responsabilidade, e muito amor em tudo o que é realizado, sua atuação se faz presente em todas as celebrações da Paróquia. Com reunião semanal entre seus membros e o pároco, fazem parte da programação de todas celebrações da paróquia, principalmente nas festas do seu Calendário Litúrgico: Festa do Espírito Santo de Deus, com novenário preparatório, Festa do padroeiro da cidade de Araxá, São Domingos de Gusmão, também com novenário preparatório celebrada de 30 de julho a 08 de agosto, dia do Padroeiro da nossa cidade de Araxá. Temos ainda, pela tradição, a Festa de Nossa Senhora da Abadia. Esta com Tríduo preparatório, com a celebração no dia 15 de agosto, com uma particularidade: os festeiros são crianças. O que permite que seja uma festa de família, filhos e pais.
No mês de maio, temos a oferta de flores e alimentos não perecíveis, e no último dia, acontece a Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, a Padroeira da Congregação Salesiana, cujos padres que servem á nossa Paróquia, pertencem a essa Congregação. A cada ano um grupo distinto faz a Coroação. Como esse ano é o ANO DO LAICATO, é a Igreja sempre atenta ao trabalho que desenvolvem dentro dela, os Leigo e Leigas, foi convidado o grupo de Leigos mais antigo da nossa Igreja. O Apostolado da Oração, e Irmãos do Santíssimo.
Nesse ano, a Coroação de Nossa Senhora, será realizada no dia 30, porque no dia 31 de maio, é a festa da de Solenidade de Corpus Christi.
Temos ainda, a festa do Sagrado Coração de Jesus, que é uma festa móvel, isto é, não tem data marcada. Depende do calendário das celebrações do Ano Litúrgico. Ela acontece na sexta-feira seguinte á festa de Corpus Christi .
E ainda a festa da Capela do Perpétuo Socorro, quando se celebram 03 santos: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Luzia e São Cristóvão. Também celebrada com o Tríduo preparatório.
Todas as toalhas, e todas as túnicas que se usam na Igreja, em suas celebrações, são lavadas, passadas por uma integrante da Pastoral e suas irmãs, tendo o cuidado de observar com antecedência, as cores Litúrgicas de cada Tempo celebrado na vida da Igreja. Natal e tempo Pascal, a cor branca. Advento e Quaresma, a cor roxa, e no Tempo Comum, que é o maior Tempo da Igreja, a cor verde. .
Ainda organiza as festas dos Tempos Litúrgicos, como Advento, Natal e suas celebrações. Quaresma, Páscoa, e as festas do Tempo Comum, quando acontecem as celebrações das festas móveis, no calendário da vida da Igreja. Atenta a todas as celebrações ocasionais, como Bodas, Formatura, sempre acolhendo muito bem, a quem escolhe fazer suas celebrações em nossa comunidade de fé de São Domingos de Gusmão.
Também está atenta e presente nas celebrações durante a semana, sempre procurando levar uma palavra de alegria, fé e esperança para os Aniversariantes e de conforto e acolhida para os familiares dos Falecidos, sempre celebrando VIDA.
Cada dia da semana, uma ou um que pertence á Pastoral, é responsável pela celebração da 19:00h, que é quando acontecem celebrações com maior número de intenções, principalmente de aniversários e de falecidos. Aos Domingos e dia de Festas, se faz um rodízio entre a equipe Litúrgica. Em nossa Paróquia, são celebradas 02 Missas por dia: ás 6:30h e ás 19:00h. Aos sábados, ás 19:00, e no domingo, 4. Ás 7:00h, 9:00h, 18:00h e ás 19:30h.
Como a Liturgia está presente em todas as celebrações, a equipe fica muito atenta e procura ajudar a organizar, através de reuniões principalmente com os festeiros, que nem sempre estão por dentro de como se procede na Liturgia das Festas. Aquelas e aqueles que se iniciaram há mais ou menos 30 anos, se tornaram irmãs e irmãos, e acolhem com muito carinho aos outros e outras que vão chegando.
São as verdadeiras “formiguinhas” no seu trabalho pastoral: tudo acontece no memento certo, na hora certa, mas a grande maioria dos paroquianos não sabem realmente quantos somos, mas tudo funciona na quase perfeita harmonia, porque somos pessoas humanas, passíveis de erros. ESSE É O GRANDE MÉRITO DA PASTORAL DA LITURGIA. TUDO COM ELA, NADA SEM ELA. E ANÔNIMA, GRAÇAS A DEUS.
A Coordenadora atual, é a Neusa Maria Rodrigues.
Pela Pastoral da Liturgia,
Selma Maria Rios Feres – Araxá, maio de 2018.

in Artigos